top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvelynKarolayne

Uma breve entrevista com Dona Glória, a primeira mulher a assumir um colégio agrícola no Brasil.

Para situarmos a situação interna no já então Colégio Agrícola Vidal de Negreiro, realizamos uma entrevista com Dona Glória, que foi diretora no ano de 1978 a 1985, sendo ela a primeira mulher a se tornar diretora de um colégio técnico agrícola em todo o Brasil, Glória cita que após a junção da Universidade Federal da Paraíba no ano 1955 ao Colégio agrícola a casa passou a ser residência dos diretores de centro da UFPB devido a instituição ter mais importância em questão de titularidade (palavras de Dona Glória).

Na entrevista com Dona Glória, foi questionado sobre a importância da casa dos diretores para o colégio, a mesma afirma que:

- “A casa dos diretores, como a casa dos funcionários tinha uma importância muito grande desde sua construção, porque ali se abrigava jovens, inclusive de menor e a presença do diretor era uma presença quase que paterna, e os alunos sabiam que podiam contar a qualquer hora da noite com o diretor, com o professor, com o funcionário, então todos os colégios agrícolas que foram criados na época todos eles tinham residência de professor, de funcionário e diretor, isso era muito bom pra eles, pros alunos...”

Em seguida, foi-se questionado como foi a sua experiência morando na casa, e de acordo com a mesma: “eu fui morar na casa em precisamente agosto de 1985, eu não estava na direção, meu marido era que estava na direção do centro, e passei os anos de 85, 86, 87 e 88. Uma morada maravilhosa, de grandes amigos, eu não tenho do que me queixar, só tenho a dizer a você que foi muito bom, uma experiência valiosíssima. Então eu não residi na casa durante a minha gestão não porque foi a época que o colégio agrícola passou a ser centro, não perdeu as suas características, não perdeu o seu nome, colégio centro de formação de tecnólogos, então o centro era superior ao colégio em termo de titularidade, então quem residia na casa era o diretor do centro, então foi Alírio que residiu e quando Oseias meu esposo que assumiu a diretoria do centro eu passei a residir como esposa de Oseias não como diretora do colégio, mas todos os diretores do colégio residiram na casa, todos, com exceção agora dessa nova gestão da professora Terezinha, mas o restante todos residiram.”

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page